Panorama de Mercado 05/11/2019

Aos clientes e amigos,

 

Bom dia  👀 📊  ativos operando:  🏛 🇺🇸 DÓLAR  ⬇ ➖0,08%  💱 🇪🇺 EURO ⬇  ➖0,35%  🗞

 

Ibovespa futuro: +0,40%          Ásia: +0,54%

Dow Jones Futuro: +0,30%     Europa (Frankfurt): +0,05%.

 

No mercado de câmbio: Dólar abrindo em leve baixa no início dos negócios. Dúvida sobre a participação dos estrangeiros no megaleilão do pré-sal sugiram ontem após a falta de interesse de das europeias Total e BP nos blocos a serem ofertados. Menor participação, menor competição, menor fluxo de capital. Ainda assim, grandes empresas fazem parte do leilão, e segundo o ministro de minas e energia, Bento Albuquerque as licitações das grandes reservas serão um sucesso. Quem está tentando barra-las é o sindicato dos petroleiros através de ações na justiça. Fica a expectativa. Nesta manhã foi divulgada a ata da 226ª reunião do Comitê de política monetária, basicamente descrevendo um cenário que confirma mais um corte de 0,5% na última reunião do ano. Além disso, a ata trouxe a visão de menor participação do Estado na economia, mudanças no mercado de crédito e na intermediação financeira, enfatizando a importância da aprovação da reforma da previdência mas reforçando que a continuidade do processo de reformas é essencial para a recuperação econômica, ainda projetada em ritmo gradual. Nesse sentido o ministro da economia Paulo Guedes apresenta nesta manhã um pacote de medidas positivas visando crescimento na geração de empregos, fomentar investimentos, acelerar privatizações e melhorar a confiança, resta saber qual será a posição dos parlamentares diante das proposições, afinal, o “bom debate” costuma atrasar o cronograma e alterar tópicos de relevância. No exterior, Estados Unidos e China trabalham para concluir a fase 1 do acordo comercial. Os chineses buscam remover tarifas a serem implementadas pelos americanos em breve enquanto observam o seu setor de serviços se expandir no ritmo mais lento em oito meses em outubro com o PMI do Caixin/Markit indo a 51,1. Com sua economia enfrentando problemas o BC Chinês resolveu cortar a taxa de juro sobre empréstimos de médio prazo de um ano. Por aqui, o BCB vendeu parcialmente seu lote de dólares no mercado á vista bem como contratos de swaps reversos. Nos Estados Unidos, a manhã reserva dados sobre a balança comercial, PMI composto e informações sobre geração de empregos medidos pelo ISM e Jolts.

 

🏛 🇺🇸  DÓLAR ⬆  INDEX: 0,14%  (Comportamento do dólar ante as principais moedas, no exterior).

🏛 🇺🇸  DÓLAR ⬆  FUTURO: 0,15%  (Comportamento do Dólar Futuro para o mês de Dezembro).

 

Na agenda interna, Integrantes de sindicatos dos petroleiros entraram com ações na Justiça na véspera tentando barrar os leilões do pré-sal, que serão realizados na quarta e quinta-feiras, no Rio de Janeiro, enquanto o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque afirmou que as licitações de grandes reservas serão um sucesso.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir na quinta-feira a revisão do atual entendimento que permite a execução da pena de prisão para condenados em segunda instância, na retomada de um dos julgamentos mais aguardados do ano. Uma eventual mudança do posicionamento da corte poderá tirar da prisão milhares de condenados, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), incluindo conhecidos alvos da operação Lava Jato, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O que já sabemos por experiência é que a corrupção é a mãe de todas as crises, seja na área da saúde, educação, segurança, enfim…Não há reforma, seja da previdência, tributária, administrativa ou a tão sonhada reforma política que resistam aos efeitos danosos da corrupção no longo prazo. Se a corrupção não for enfrentada, se as leis não forem levadas a sério e novas leis não forem criadas para inibir crimes como por exemplo do colarinho branco, o Brasil voltará a ter de lidar com o mesmo assunto em alguns anos. Aprovam-se reformas importantes para o país, ao mesmo tempo em que se aumentam fundos partidários, e tornam projetos como o de abuso de autoridade menor em grau de rigor e eficácia. A impunidade ou mesmo a aplicação de leis brandas aproximam algumas pessoas à praticas não recomendáveis, e o resultado disso já se sabe. O que a sociedade acaba vendo é que ela colabora com as reformas, o congresso diz que é o momento dos empresários darem sua parcela de contribuição também, mas em nenhum momento se vê os próprios congressistas darem o exemplo colocando em pauta uma reforma política capaz de diminuir privilégios e acréscimos de digamos assim, vencimentos. Mas o jogo segue e enquanto o parlamento não resolve a questão legislando, o STF decidirá.

 

 

Na agenda externa, A China vai efetivamente combater e resolverá os riscos financeiros, informou a agência de notícias Xinhua citando uma decisão endossada pelo Comitê Central do Partido Comunista em uma reunião na semana passada. A China pressionará constantemente pela internacionalização do iuan, disse a Xinhua citando a decisão. O país melhorará o sistema de lista negativa para investimentos estrangeiros, melhorando a competitividade, inovação, resiliência e capacidade de controle das empresas estatais, completou a agência.

A China está pressionando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a remover mais tarifas impostas em setembro como parte da “fase um” de um acordo comercial entre EUA e China, disseram fontes da Reuters. Espera-se que o acordo – que pode ser assinado este mês por Trump e pelo presidente chinês Xi Jinping em um local ainda a ser determinado – inclua uma promessa dos EUA de descartar tarifas agendadas para 15 de dezembro sobre cerca de 156 bilhões de dólares em importações chinesas, incluindo telefones celulares, laptops e brinquedos.

A atividade do setor de serviços da China expandiu no ritmo mais lento em oito meses em outubro, uma vez que as novas encomendas desaceleraram e a confiança do empresário atingiu a mínima de 15 meses. O PMI de serviços do Caixin/Markit caiu a 51,1 no mês passado, igualando a mínima de fevereiro e ante 51,3 em setembro.

O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, disse que uma mistura de estímulos fiscais e monetários daria um impulso maior à economia do que tomar medidas fiscais e monetárias individualmente, sinalizando que o governo poderia desempenhar um papel maior na ajuda para estimular o crescimento.

O banco central da China cortou a taxa de juros sobre seu instrumento de empréstimo de médio prazo de um ano nesta terça-feira pela primeira vez desde o início de 2016, conforme as autoridades trabalham para impulsionar a economia em meio à demanda mais fraca tanto interna quanto externa.

 

Nas Bolsas, Os índices acionários da China ampliaram sua alta para a terceira sessão consecutiva nesta terça-feira, com os investidores comemorando a mais recente flexibilização de Pequim para impulsionar a economia depois que uma pesquisa privada mostrou crescimento lento no setor de serviços doméstico. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,62%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,54%. Bolsas europeias em leve alta.

 

Nos Estados Unidos, Dados sobre geração de empregos, balança comercial e PMI formam a agenda.

 

Fonte: Reuters.

Publicado por

Alessandro Faganello

Iniciando sua carreira no mercado financeiro ainda em sua adolescência e por intermédio de seu pai, passou por diversas instituições ao longo de seus 30 anos de experiência em câmbio. Na Advanced desde 2014, se tornou um dos principais formadores de opinião da Mesa de Operações. Em nossos boletins escreve com uma linguagem simples e direta para deixar você, cliente Advanced, o mais bem informado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *