Panorama de Mercado 06/11/2019

Aos clientes e amigos,

 

Bom dia  👀 📊  ativos operando:  🏛 🇺🇸 DÓLAR  ⬇ ➖0,18%  💱 🇪🇺 EURO ⬇  ➖0,07%  🗞

 

Ibovespa futuro: +0,40%          Ásia: -0,43%

Dow Jones Futuro: +0,10%     Europa (Frankfurt): +0,15%.

 

No mercado de câmbio: Dólar abrindo em baixa no início dos negócios. A realização do megaleilão do pré-sal ainda nesta manhã (a partir das 10H) atrai as atenções. Seu sucesso pode determinar o humor dos mercados no dia de hoje. Grandes empresas estrangeiras estão habilitadas a participar e também a Petrobras de onde paira um temor sobre uma estratégia muito agressiva que poderia minar seus planos de redução da dívida, e diminuir o fluxo de capital estrangeiro. O governo espera arrecadar algo em torno de R$ 107 bilhões na operação. A desistência das europeias Total e British Petroleum alimentaram especulações e receios sobre o interesse das demais empresas estrangeiras. As respostas chegam logo mais. Ontem o governo apresentou um pacote de medidas ousado que prevê controle de despesas visando contribuir para que a situação fiscal da União, Estados e municípios melhore, reforma administrativa que mudaria regras para novos funcionários públicos que poderiam perder a estabilidade, uso de fundos para pagamento da dívida pública, compartilhamento de 400 bilhões de reais com os entes regionais, entre outros. Rodrigo Maia, presidente da Câmara acredita que alguns temas dificeis não devem prosperar. Até abril do próximo ano, prazo que o líder do governo acredita que os temas serão concluidos, saberemos quais foram os aperfeiçoamentos que o Congresso terá implementado às propostas de emenda constitucional. No exterior, a atividade no setor privado da zona do euro registrou ligeiro crescimento em outubro com o PMI composto, que engloba serviços e manufatura indo a 50,6. Contudo, continuam os riscos de que o quarto trimestre mostre contração. O FMI revisou para baixo sua estimativa de crescimento da zona do euro argumentando que a crise da indústria no bloco pode contaminar o setor de serviços devido às tensões comerciais globais. Segundo a instituição, o crescimento anêmico alemão, estagnação italiana, e desaceleração francesa dão suporte para a revisão. Sairam a pouco dados que informam que as vendas no varejo  no 19 paises que usam o euro subiram 0,1% em setembro. Nos Estados Unidos, dados sobre produtividade e custos de mão de obra saem nesta manhã.

 

🏛 🇺🇸  DÓLAR ⬇  INDEX: 0,20%  (Comportamento do dólar ante as principais moedas, no exterior).

🏛 🇺🇸  DÓLAR ⬇  FUTURO: 0,07%  (Comportamento do Dólar Futuro para o mês de Dezembro).

 

Na agenda interna, O governo apresentou ontem um audacioso conjunto de medidas para controle de despesas mirando a melhoria da situação fiscal da União, Estados e municípios, ao mesmo tempo em que previu o compartilhamento de 400 bilhões de reais com os entes regionais, e o uso de fundos para pagamento da dívida pública. No total, foram três propostas de emenda constitucional (Pecas) entregues ao Senado: PEC do Pacto Federativo, PEC Emergencial e PEC dos Fundos Públicos. Elas compõem o que o governo batizou de “Plano mais Brasil-Transformação do Estado”, tendo como princípio a prometida desvinculação, desindexação e desobrigação das receitas.

 

Na agenda externa, A Alemanha é apenas um dos 19 países da zona do euro e o Banco Central Europeu precisa que todos eles estejam “a bordo” de suas decisões de política monetária, disse a nova presidente do BCE, Christine Lagarde, a um jornal alemão. A chegada de Lagarde à presidência da autoridade monetária da zona do euro está sendo observada de perto por sinais de que ela se desviará da postura monetária acomodatícia adotada por seu antecessor, Mario Draghi, diante das críticas de países ricos do norte como Alemanha e Holanda.

A atividade do setor privado na área do euro registrou um crescimento ligeiramente mais alto em outubro do que no mês anterior, mas permanece próximo da estagnação, mostra os resultados finais de suas pesquisas Markit de gerentes de compras (PMI) publicadas quarta-feira.  O índice composto, que combina serviços e atividade manufatureira, subiu para 50,6, passando ligeiramente da baixa de seis anos observada anteriormente. Contudo, continuam os riscos de que o quarto trimestre mostre contração.

As vendas no varejo da zona do euro aceleraram mais do que o esperado em setembro do ano passado, mostraram dados do escritório de estatísticas da União Europeia apontando para a demanda doméstica sustentada na Europa. Eurostat disse que as vendas no varejo nos 19 países que compartilham o euro aumentaram 0,1% no comparativo mensal, para um ganho de 3,1% ano a ano, ante 2,7% em agosto.

 

Nas Bolsas, Os mercados acionários da China fecharam em baixa nesta quarta-feira, após subirem por três sessões consecutivas devido ao humor melhor em relação às negociações comerciais com os Estados Unidos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,45%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,43%, devolvendo os ganhos vistos mais cedo na sessão. Bolsas europeias em alta.

 

Nos Estados Unidos, dados sobre produtividade e custos de mão de obra formam a agenda.

 

Fonte: Reuters.

Publicado por

Alessandro Faganello

Iniciando sua carreira no mercado financeiro ainda em sua adolescência e por intermédio de seu pai, passou por diversas instituições ao longo de seus 30 anos de experiência em câmbio. Na Advanced desde 2014, se tornou um dos principais formadores de opinião da Mesa de Operações. Em nossos boletins escreve com uma linguagem simples e direta para deixar você, cliente Advanced, o mais bem informado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *