Panorama de Mercado 13/10/2017

Aos clientes e amigos,

 

 

No mercado de câmbio,  Dólar abrindo em baixa no início dos negócios pós feriado no Brasil reagindo a divulgação do índice de preços ao consumidor americano (CPI) de setembro que apresentou alta de 0,5% ante agosto, número menor que as previsões, assim como as vendas no varejo que apresentaram alta de 1,6% em setembro ante agosto, também abaixo da previsão dos analistas. Esses números podem aumentar a dúvida dos membros do FED em relação a provável alta do juro em Dezembro já que a busca é por uma pressão inflacionária maior no país que possa dar subsídio para o movimento. A agenda de eventos tem como destaque a participação e discurso do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, no âmbito de seus compromissos no encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington. Às 13h30, Meirelles discursa no "Brazil Economic Conference – 2017", organizado pela Brazilian American Chamber of Commerce. Às 15h30, participa do IMFC Introductory Session, no FMI, e concede coletiva de imprensa às 17 horas. Nos Estados Unidos, discursam o dirigente do Fed de Boston, Eric Rosengren, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, no evento anual do Instituto de Finanças Internacionais (IIF). Há também pronunciamentos de Charles Evans, da regional de Chicago, às 11h25, e de Robert Kaplan, do Fed de Dallas, às 12h30. Já o presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic afirmou considerar a projeção de três elevações de juros neste ano no País consistente.

 

 

Na agenda interna,  Os mercados locais devem retomar os negócios nesta sexta-feira ajustando-se ao pregão da véspera, dia de feriado no Brasil, de olho também em dados importantes da economia dos Estados Unidos a serem divulgados nesta manhã, como o índice de preços ao consumidor (CPI) de setembro. Nesta madrugada, já saíram números robustos da balança comercial da China, que amparam recuperação do petróleo, em alta de mais de 2,0%. Esse avanço das commodities será uma boa notícia para a Bovespa. Ontem, no entanto, os mercados internacionais tiveram um dia de relativa aversão ao risco, em meio a preocupações com fatores geopolíticos e balanços corporativos fracos, que pressionaram o mercado acionário em ambos os lados do Atlântico. Um dado positivo sobre a inflação ao produtor americano, no entanto, deu fôlego ao dólar e à demanda por Treasuries, uma vez que aumenta as chances de o Federal Reserve elevar as taxas de juros ainda este ano.

No Brasil, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, segue em Washington, onde participa de compromissos no encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, acompanhando do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Ontem, o ministro afirmou que a reforma da Previdência está em processo de discussão no Congresso, o que, segundo ele, deve ocorrer até o começo do próximo mês. Ele ressaltou ainda que a estimativa do governo para o crescimento do PIB em 2018 é de 2%, com viés de alta e pode "até chegar a 3%". Nesse sentido, a Standard & Poor's fez um alerta para o risco de rebaixamento da nota brasileira caso a reforma não aconteçam em tempo hábil de “dar algum respiro” ao próximo governo. A advertência foi recebido pela equipe econômica como um reforço à mensagem de que a aprovação da proposta é essencial.

A agenda de eventos tem como destaque a participação e discurso do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, no âmbito de seus compromissos no encontro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington. Às 13h30, Meirelles discursa no "Brazil Economic Conference – 2017", organizado pela Brazilian American Chamber of Commerce. Às 15h30, participa do IMFC Introductory Session, no FMI, e concede coletiva de imprensa às 17 horas. Já Ilan preside, às 20h30, o Constituency Meeting, no Banco Mundial.

 

 

Na agenda externa,  Autoridades do Banco Central Europeu (BCE) estão alinhadas na avaliação sobre prolongar o programa de estímulo por nove meses em sua próxima reunião, assim como reduzir a escala, de acordo com a Reuters. As compras de ativos do BCE devem expirar no final do ano e as autoridades devem decidir, em 26 de outubro, prolongá-las.

O crescimento das importações e exportações da China acelerou em setembro, sugerindo que a segunda maior economia do mundo ainda está expandindo a um ritmo saudável, apesar das previsões de eventual desaceleração. As importações cresceram 18,7 por cento em setembro em relação ao ano anterior, superando as previsões de expansão de 13,5 por cento e acelerando frente aos 13,3 por cento em agosto.  As exportações aumentaram 8,1 por cento no período, abaixo das previsões de 8,8 por cento, mas o maior resultado em três meses e com vantagem expressiva sobre os 5 por cento em agosto.

O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) informou que injetou 498 bilhões de yuans (US$ 75,5 bilhões) no sistema bancário do país por meio de uma linha de crédito de médio prazo. A medida é tomada para fortalecer a liquidez do sistema financeiro.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha registrou avanço de 0,1% em setembro na comparação com o mês anterior, além de avançar 1,8% ante igual mês de 2016.

Senadores articulam uma votação secreta para deliberar sobre as medidas cautelares e o afastamento impostos ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). O tema está em discussão pela cúpula do Senado e tem como objetivo diminuir o desgaste de senadores que pretendem reverter a suspensão das funções parlamentares do tucano. A votação no plenário da Casa está marcada para a próxima terça-feira. O regimento interno do Senado prevê votação secreta para deliberação sobre prisão de parlamentar. A Constituição, porém, não diz que modelo deve ser adotado.

 

                              

Nas Bolsas, As bolsas da Ásia fecharam na maioria em alta nesta sexta-feira, beneficiadas por números em geral positivos da balança comercial da China. As importações da potência asiática avançaram 18,7% em setembro na comparação anual, acima da expectativa de alta de 15% dos analistas, o que beneficiou as praças asiáticas em geral. As exportações chinesas cresceram pelo sétimo mês consecutivo, em alta anual de 8,1%, embora neste caso abaixo da previsão de avanço de 10% dos economistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

As bolsas europeias operam sem sinal único, nesta sexta-feira. Números em geral positivos da balança comercial da China impulsionam algumas ações, como as do setor de matérias-primas, mas outras praças oscilam com viés negativo, com notícias corporativas no radar. No Reino Unido, continua a haver cautela com a dificuldade do país em avançar nas negociações com a União Europeia para sua saída do bloco, o chamado Brexit.

 

 

Nos Estados Unidos, O presidente Trump, se encontrou ontem com o economista da Universidade de Stanford John Taylor em busca de um novo presidente para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano), de acordo com uma autoridade da Casa Branca.

Presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic afirmou considerar a projeção de três elevações de juros neste ano no País consistente.

Hoje discursam o dirigente do Fed de Boston, Eric Rosengren, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, no evento anual do Instituto de Finanças Internacionais (IIF). Há também pronunciamentos de Charles Evans, da regional de Chicago, às 11h25, e de Robert Kaplan, do Fed de Dallas, às 12h30. O presidente Donald Trump falará sobre o acordo nuclear com o Irã a partir das 13h45.

 

Fonte: Reuters e Broadcast

Publicado por

Alessandro Faganello

Iniciando sua carreira no mercado financeiro ainda em sua adolescência e por intermédio de seu pai, passou por diversas instituições ao longo de seus 30 anos de experiência em câmbio. Na Advanced desde 2014, se tornou um dos principais formadores de opinião da Mesa de Operações. Em nossos boletins escreve com uma linguagem simples e direta para deixar você, cliente Advanced, o mais bem informado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *