Panorama de Mercado 15/04/2019

Aos clientes e amigos,

 

Bom dia  👀 📊  ativos operando:  🏛 🇺🇸 DÓLAR  0,33%  💱 🇪🇺 EURO   0,32%  🗞.

 

No mercado de câmbio:  Dólar operando em baixa no início dos negócios. Com a China dando sinais de estabilização econômica, e negociadores norte-americanos amenizando exigências sobre o país em relação às negociações comerciais, os mercados operam sendo favorecidos pelo maior apetite ao risco, enquanto aguardam pelo andamento, na parte da tarde, da tramitação da reforma da previdência (admissibilidade) na CCJ. Todavia, o que provavelmente será pautado primeiro, é o orçamento impositivo, onde os parlamentares, principalmente do chamado Centrão, colocam como condição para superar essa fase. Trata-se de recursos para suas emendas parlamentares, o que não deve ser difícil de aprovar. Também esta tarde Paulo Guedes, se encontra com Jair Bolsonaro no sentido de aparar arestas em relação à Petrobrás. O Banco Central Brasileiro realiza rolagem de vencimentos de swaps, entre 11h30 e 11h40. Durante a semana, produção Industrial dos Estados Unidos, PIB Chinês e dados de atividade (varejo e indústria) bem como dados de inflação de ambos e da zona do euro, são os tópicos a serem observados de perto. Nesta manhã, o boletim Focus do Banco Central com as estimativas do mercado financeiro para 2019, trouxe as seguintes projeções: IPCA: 4,06%, PIB: 1,95%, USD: 3,70, Produção Industrial: 2,30% e Investimentos diretos no país: USD 82 bilhões. Já o índice de atividade econômica do Banco Central, (IBC-BR) recuou -0,73% em fevereiro sobre o mês anterior.  Na comparação com Fevereiro de 2018, o índice, que é uma espécie de sinalizador do PIB, apresentou alta de 2,49%. Nos Estados Unidos, a atividade econômica na área de Nova York aumentou drasticamente em abril, em um ritmo mais forte do que o esperado, depois de cair para o menor nível desde novembro de 2016, em março. O Empire State Index subiu para 10,1 de 3,7 em março.  

 

🏛 🇺🇸  DÓLAR    INDEX: 0,16%  (Comportamento do dólar ante as principais moedas, no exterior).

🏛 🇺🇸  DÓLAR    MAIO: 0,35% (Comportamento do Dólar Futuro para o mês de Maio).

 

Na agenda interna,  O índice de atividade econômica do Banco Central, (IBC-BR) recuou -0,73% em fevereiro sobre o mês anterior. Lembrando que esse indicador contribui para formulação de estratégia de política monetária.

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) desacelerou a alta a 1,00 por cento em abril, de 1,40 por cento no mês anterior, diante de uma menor pressão sobre os preços do minério de ferro, milho e laranja no atacado.

 

Na agenda externa, O governo alemão não vê necessidade de um pacote de estímulo para fortalecer a maior economia da Europa, disse um porta-voz nesta segunda-feira."Temos uma política orçamentária muito sólida", disse o porta-voz do governo Steffen Seibert. "E estamos aliando orçamentos sólidos com um aumento nos investimentos, e isso deve melhorar a base para mais crescimento nos próximos anos". "O orçamento estipula despesas de investimento significativamente mais altas do que no período legislativo anterior e, como tal, não vemos necessidade de um pacote de estímulo", acrescentou.

O banco central da China pediu mais coordenação entre a política monetária do país, a política fiscal e outras, conforme Pequim busca evitar riscos e manter um crescimento econômico estável.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que o governo vai continuar se planejando para a possibilidade de um Brexit sem acordo, afirmou seu porta-voz. May fez o comentário em uma nota interna para a equipe.Na semana passada, a União Europeia adiou o Brexit até o fim de outubro, evitando, por ora, o risco de uma separação abrupta entre o Reino Unido e o bloco, a qual os investidores temem impactar negativamente a economia.O porta-voz de May também disse a repórteres nesta segunda-feira que a premiê não estava ponderando convocar uma eleição nacional antecipada como forma de romper o impasse do Brexit no Parlamento.

Os negociadores norte-americanos amenizaram as exigências de que a China reduza os subisídios industriais como condição para um acordo comercial após forte resistência de Pequim, segundo duas fontes reuters informadas sobre as conversas, marcando um recuo em um objetivo central dos EUA nas negociações comerciais.

 

                              

Nas Bolsas, Os mercados acionários chineses fecharam em baixa nesta segunda-feira devido a preocupações com a desaceleração do crescimento doméstico e global, devolvendo ganhos anteriores obtidos com a maior força do empréstimo bancário e com o otimismo nas negociações comerciais entre China e Estados Unidos. Bolsas Europeias em alta.

 

Nos Estados Unidos, A atividade econômica na área de Nova York aumentou drasticamente em abril, em um ritmo mais forte do que o esperado, depois de cair para o menor nível desde novembro de 2016, em março. O Empire State Index subiu para 10,1 de 3,7 em março. Economistas consultados pela Reuters, em média, previam 6,7. O subíndice de novas encomendas subiu para 7,5, retornando ao seu nível de fevereiro, em comparação com 3,0 em março, mas as projeções de seis meses para atividade caíram para 12,4, de 29,6 em março.

 

Fonte: Reuters.

Publicado por

Alessandro Faganello

Iniciando sua carreira no mercado financeiro ainda em sua adolescência e por intermédio de seu pai, passou por diversas instituições ao longo de seus 30 anos de experiência em câmbio. Na Advanced desde 2014, se tornou um dos principais formadores de opinião da Mesa de Operações. Em nossos boletins escreve com uma linguagem simples e direta para deixar você, cliente Advanced, o mais bem informado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *