Panorama de Mercado 25/03/2020

Aos clientes e amigos,

 

Bom dia  👀 📊  ativos operando:  🏛 🇺🇸 DÓLAR ⬇  ➖0,50% 💱 🇪🇺 EURO  ⬇  ➖0,30%  🗞 .

 

Ibovespa futuro: 1,80%                             Ásia (CSI300): 2,69%

Dow Jones Futuro: 1%                              Europa (Frankfurt): -1%

 

No mercado de câmbio: Dólar operando em baixa no início dos negócios. Republicanos e democratas americanos chegaram a um acordo e ainda hoje devem votar favoravelmente a um pacote de estímulos econômicos para aliviar os impactos do coronavírus, em um montante de USD 2 trilhoes. Por aqui, saiu o IPCA-15, que mede a variação dos custos dos gastos do dia 15 de um mês ao dia 15 do mês subsequente, em março, o indicador considerado a prévia da inflação oficial subiu 0,02%, ante 0,22% no mês anterior. Sobre o balanço de pagamentos, a contabilidade nacional em transações correntes que registra o total de recursos que entra e sai na forma de importações e exportações de produtos, serviços e capital financeiro, em fevereiro de 2020, o déficit totalizou US$3,9 bilhões, ante déficit de US$3,3 bilhões no mesmo mês de 2019. Já o setor de serviços brasileiro registrou crescimento de 0,6% em janeiro ante dezembro, após dois meses seguidos de queda. O Banco Central Brasileiro já realizou nesta manha leilão de linha, vendas conjugado a compras, no intuito de manter a liquidez nos mercados. Na Alemanha, o instituto Ifo, desenhou um cenário recessivo para o pais com as expectativas empresariais ao nível mais baixo desde 2009. Já o governo do Japão está considerando um pacote de estímulo fiscal que vale aproximadamente 10% da produção econômica anual para combater o impacto do surto de coronavírus. Uma nota: O Banco Central adiou para 1º de junho, o prazo para a entrega da declaração anual de capitais brasileiros no exterior (DCBE), citando as dificuldades criadas pela pandemia do coronavírus. O prazo original para a entrega da declaração, que é obrigatória para empresas e pessoas físicas que detinham ativos no exterior equivalentes a um mínimo de 100 mil dólares em 31 de dezembro, vencia em 5 de abril.

 

🏛 🇺🇸  DÓLAR ⬇ INDEX: 0,50%  (Comportamento do dólar ante as principais moedas, no exterior).

🏛 🇺🇸  DÓLAR ⬇ FUTURO: 0,45%  (Comportamento do Dólar Futuro para o mês de abril).

 

Na agenda interna,   O Banco Central adiou para 1º de junho, o prazo para a entrega da declaração anual de capitais brasileiros no exterior (DCBE), citando as dificuldades criadas pela pandemia do coronavírus. O prazo original para a entrega da declaração, que é obrigatória para empresas e pessoas físicas que detinham ativos no exterior equivalentes a um mínimo de 100 mil dólares em 31 de dezembro, vencia em 5 de abril. O prazo final da entrega da declaração trimestral também foi adiado de 5 de junho para 15 de julho.

 

Na agenda externa, A economia da Alemanha pode contrair-se em até 20% este ano devido ao impacto do coronavírus, disse um economista do Ifo, com o moral empresarial alemão caindo para seu nível mais baixo desde a crise financeira global, em 2009. A previsão devastadora veio no momento em que os parlamentares discutem um pacote de resgate sem precedentes no valor de mais de 750 bilhões de euros, pelo qual o governo quer que o parlamento suspenda o freio da dívida consagrado constitucionalmente. Os resultados finais da pesquisa do instituto Ifo mostraram que seu índice de clima de negócios caiu de 96,0 para 86,1 em fevereiro. "Esta é a queda mais acentuada desde a reunificação alemã e o valor mais baixo desde julho de 2009", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em comunicado. "A economia alemã está em choque", disse Fuest, acrescentando que as expectativas empresariais em particular haviam piorado como nunca antes, enquanto a avaliação das empresas sobre sua situação atual também caiu acentuadamente. No setor de serviços, o indicador de clima de negócios registrou a maior queda desde que os dados foram coletados pela primeira vez, em 2005. No setor manufatureiro, o índice caiu para o nível mais baixo desde agosto de 2009, com o subíndice de expectativas registrando a queda mais acentuada em 70 anos de pesquisas no setor.

O governo do Japão está considerando um pacote de estímulo fiscal que vale aproximadamente 10% da produção econômica anual para combater o impacto do surto de coronavírus, informou o jornal Nikkei. O pacote, que vale mais de 56 trilhões de ienes (503 bilhões de dólares), incluirá pagamentos em dinheiro para famílias que viram sua renda cair devido à epidemia, informou o jornal sem citar fontes.Esse tamanho de estímulo colocaria o Japão em linha com as intervenções de outros grandes países desenvolvidos para conter o choque da crise da saúde que fechou lojas e escritórios, isolou populações nacionais e levou as cadeias de suprimentos perto do ponto de ruptura.

 

Nas Bolsas,  Os índices acionários da China chegaram a uma máxima de uma semana nesta quarta-feira depois que senadores e autoridades do governo dos Estados Unidos chegaram a um acordo sobre um projeto de lei de forte estímulo econômico para aliviar o impacto do surto do coronavírus. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,69%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 2,17%. Ambos atingiram o nível mais alto desde 18 de março durante a sessão. Bolsas europeias em baixa.

 

Nos Estados Unidos, Senadores e autoridades do governo chegaram a um acordo sobre um projeto de lei de forte estímulo econômico para aliviar o impacto do surto do coronavírus, disseram os negociadores nesta quarta-feira.O Senado votará o pacote de 2 trilhões de dólares mais tarde no dia e a Câmara deve fazer o mesmo na sequência.

 

Fonte: Reuters

Publicado por

Alessandro Faganello

Iniciando sua carreira no mercado financeiro ainda em sua adolescência e por intermédio de seu pai, passou por diversas instituições ao longo de seus 30 anos de experiência em câmbio. Na Advanced desde 2014, se tornou um dos principais formadores de opinião da Mesa de Operações. Em nossos boletins escreve com uma linguagem simples e direta para deixar você, cliente Advanced, o mais bem informado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *