Panorama de Mercado 26/02/2020

Aos clientes e amigos,

 

Bom dia  👀 📊  ativos operando:  🏛 🇺🇸  DÓLAR    ⬆  ➕0,65%  💱 🇪🇺 EURO  ⬆  ➕0,70%  🗞

 

Ibovespa futuro:  -5%                                Ásia (CSI300): -0,75%

Dow Jones Futuro: +0,9%                        Europa (Frankfurt): -0,30%

 

No mercado de câmbio: Dólar abrindo em alta no início dos negócios. O boletim Focus do Banco Central trouxe as seguintes estimativas do mercado financeiro para o final de 2020: IPCA: 3,20%, PIB: 2,20%, USD 4,15, SELIC: 4,25%, PROD. INDL.: 2,33%, BALANÇA COMERCIAL: USD 37 Bilhões e INVESTIMENTOS DIRETOS NO PAÍS: USD 80 Bilhões. Em relação aos números da última semana, reduções nas projeções para o IPCA, PIB e INVESTIMENTOS. Alta nas estimativas para o USD e BALANÇA COMERCIAL. Em relação aos números do TOP 5, sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazo, tivemos o USD no curto prazo mensal sendo esperado nos seguintes patamares: Fevereiro: 4,39, Março: 4,33, Abril: 4,28 e Maio: 4,23. Certamente a atual conjuntura global onde se cogita uma pandemia relacionada ao coronavírus, com novos casos sendo confirmados na Europa, um no Brasil, e na Ásia relatos de mais infecções fora da China, são determinantes para que as principais economias tenham problemas no primeiro trimestre deste ano com desempenhos aquém do previsto no início deste ano. Esse cenário já faz inclusive com que os agentes passem a apostar numa maior participação dos Bancos Centrais. A disseminação do vírus aumenta a expectativa por estímulos adicionais por parte do Banco Central Europeu e até do Federal Reserve, o Banco Central Americano. Aqui, o Banco Central Brasileiro já anunciou leilão de swap tradicional hoje, oferecendo até 10 mil contratos entre 13H30 e 13H40. A operação equivale a uma venda de moeda no mercado futuro e tem a clara intenção de reduzir a pressão sobre a alta da moeda. Nos dias de folia no Brasil a moeda norte-americana ganhou terreno e a busca por segurança foi vista, ou seja, será preciso um realinhamento nesse “começo” de semana no Brasil. Nos Estados Unidos, as vendas de novas moradias subiram 7,9% em uma taxa anualizada em janeiro.

 

🏛 🇺🇸  DÓLAR ⬆   INDEX: 0,22%  (Comportamento do dólar ante as principais moedas, no exterior).

🏛 🇺🇸  DÓLAR ⬆   FUTURO: 0,75%  (Comportamento do Dólar Futuro para o mês de abril).

 

Na agenda interna, O boletim Focus do Banco Central trouxe as seguintes estimativas do mercado financeiro para o final de 2020: IPCA: 3,20%, PIB: 2,20%, USD 4,15, SELIC: 4,25%, PROD. INDL.: 2,33%, BALANÇA COMERCIAL: USD 37 Bilhões e INVESTIMENTOS DIRETOS NO PAÍS: USD 80 Bilhões. Em relação aos números da última semana, reduções nas projeções para o IPCA, PIB e INVESTIMENTOS. Alta nas estimativas para o USD e BALANÇA COMERCIAL. Em relação aos números do TOP 5, sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazo, tivemos o USD no curto prazo mensal sendo esperado nos seguintes patamares: Fevereiro: 4,39, Março: 4,33, Abril: 4,28 e Maio: 4,23. Certamente a atual conjuntura global onde se cogita uma pandemia relacionada ao coronavírus, com nossos casos sendo confirmados na Europa, um no Brasil, e na Ásia relatos de mais infecções fora da China, são determinantes para que as principais economias tenham problemas no primeiro trimestre deste ano com desempenhos aquém do previsto no início deste ano. Esse cenário já faz inclusive com que os agentes passem a apostar numa maior participação dos Bancos Centrais. A disseminação do vírus aumenta a expectativa por estímulos adicionais por parte do Banco Central Europeu e até do Federal Reserve, o Banco Central Americano. Aqui, o Banco Central Brasileiro já anunciou leilão de swap tradicional hoje, oferecendo até 10 mil contratos entre 13H30 e 13H40. A operação equivale a uma venda de moeda no mercado futuro e tem a clara intenção de reduzir a pressão sobre a alta da moeda. Nos dias de folia no Brasil a moeda norte-americana ganhou terreno e a busca por segurança foi vista, ou seja, será preciso um realinhamento nesse “começo” de semana no Brasil. Nos Estados Unidos, as vendas de novas moradias subiram 7,9% em uma taxa anualizada em janeiro.

 

Na agenda externa, A Ásia relatou centenas de novos casos de coronavírus nesta quarta-feira, incluindo o primeiro soldado norte-americano a ser infectado, e os Estados Unidos alertaram para uma pandemia inevitável, enquanto surtos na Itália e no Irã se propagaram para mais países. No Brasil, uma contraprova realizada pelo governo confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no país e na América Latina depois de o hospital Albert Einstein ter informado a possível infecção, em São Paulo, de um homem de 61 anos que esteve na Itália. Nos EUA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) também exortou os norte-americanos a se prepararem, dizendo que, embora o risco imediato seja baixo no país, a situação global indica que uma pandemia é provável.

Os mercados monetários da zona do euro começaram a precificar totalmente um corte em dezembro na taxa de juros do Banco Central Europeu, com a disseminação do coronavírus fora da China levando os operadores a aumentar as expectativas de mais estímulos. Os futuros do mercado monetário Eonia, com data para a reunião de 10 de dezembro do BCE, mostraram cerca de 10 pontos base de cortes precificados. Isso representa um aumento de cerca de 7,5 pontos na segunda-feira ECBWATCH e indica uma probabilidade de 100% de um corte de 10 pontos nesse momento. A probabilidade de um corte em julho subiu para cerca de 70%, de 50% na segunda-feira. Os operadores estão precificando mais de dois cortes de juros pelo Federal Reserve até o final do ano FEDWATCH.

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, repetiu o apelo para que governos da zona do euro usem sua margem orçamentária para impulsionar o crescimento em meio à desaceleração do bloco.O fraco comércio exterior arrastou o vasto setor manufatureiro da zona do euro para a recessão nos últimos meses, e o surto de coronavírus está arriscando a ocorrência de efeitos adicionais."As medidas fiscais destinadas a apoiar a economia são certamente muito bem-vindas, principalmente nas atuais circunstâncias", disse Lagarde a repórteres.

A recuperação econômica da China está acelerando mas a situação do coronavírus nos epicentros de Hubei e Wuhan ainda é grave, disse o Politburo do Partido Comunista, segundo a televisão estatal. A China não pode ignorar os riscos de um ressurgimento da epidemia de coronavírus em certas regiões, completou a TV.

Ainda é cedo demais para avaliar o impacto do surto de coronavírus na economia da União Europeia, afirmou o comissário de economia do bloco, Paolo Gentiloni, acrescentando que as regras fiscais do bloco permitem mais gastos em emergências.

 

 

Nas Bolsas,  Asiaticas e europeias em baixa.

 

Nos Estados Unidos, As vendas de novas moradias para uma família atingiram um pico de 12 anos e meio em janeiro, destacando a força do mercado imobiliário que pode ajudar a atenuar qualquer impacto do coronavírus sobre a economia norte-americana e manter a maior expansão econômica da história dos EUA nos trilhos. O Departamento de Comércio dos EUA informou que as vendas de residências novas avançaram 7,9%, para uma taxa anualizada de 764 mil unidades com ajuste sazonal no mês passado, o nível mais alto desde julho de 2007. O ritmo de vendas de dezembro foi revisado para 708 mil unidades em relação às 694 mil unidades relatadas anteriormente.

 

ADVANCED – “A sua escolha em câmbio”.

 

Fonte: Reuters.

Publicado por

Alessandro Faganello

Iniciando sua carreira no mercado financeiro ainda em sua adolescência e por intermédio de seu pai, passou por diversas instituições ao longo de seus 30 anos de experiência em câmbio. Na Advanced desde 2014, se tornou um dos principais formadores de opinião da Mesa de Operações. Em nossos boletins escreve com uma linguagem simples e direta para deixar você, cliente Advanced, o mais bem informado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *