12 dicas para economizar e realizar o sonho da sua viagem internacional

 

Visitar aquele destino lindo e sonhado que você costuma pesquisar e namorar na internet não é tão difícil quanto parece. A cultura de colaboração que se espalha cada vez mais pelo mundo está fazendo com que os preços de tudo sejam mais acessíveis, além de várias pessoas compartilharem as formas criativas para economizar e conseguir atingir seus objetivos, sejam viagens ou compra de carro ou casamentos, etc.

 

Nós pesquisamos com alguns especialistas em viagens internacionais e mochilões, quais as formas mais assertivas de economizar e conquistar a desejada viagem internacional. Vejam o que separamos para vocês:

 

1 – Organize suas finanças

Este é o primeiro passo. Aliás, não vale apenas para cumprir o objetivo da sua viagem. Essa é uma dica para a sua vida.

 

Mas antes de falar da vida toda, foco na viagem. Anote todas as suas despesas por 30 dias, do café até as contas maiores. O objetivo é entender para onde seu dinheiro está indo.

 

Este passo vai possibilitar economizar e otimizar seu dinheiro. E como dissemos, não só para a viagem, mas para toda a vida. Anotando todas as suas despesas sempre, por mais que seja uma simples gorjeta, você passará a ter o controle total do dinheiro, sabendo como e onde pode ou deve economizar.

 

2 – Crie limites de gastos

Depois de reconhecer por onde vaza seu dinheiro, você vai criar limites e metas de gastos. Por exemplo, aquela saída para o bar todo sábado até pode continuar existindo, mas precisa ter um limite de gasto bem claro e, mais ainda, muito respeitado!

 

3 – Do ponto de vista do dinheiro, exercite sua mente para considerar a viagem desde já

Este é um ponto importante também. Ao invés de calcular seu salário com a conta:

Salário – gastos mensais = X

 

Passe a considera-lo assim:

Salário – viagem – gastos mensais = X

 

Ou seja, faça a conta de quanto você precisa economizar todo mês para pagar os custos da viagem, e considere este valor como um custo mensal. Caso consiga separar este montante assim que receber seu salário, o plano será ainda mais efetivo.

 

4 – Não mexa no dinheiro poupado

Conseguiu guardar dinheiro? Não toque nele! Existem muitas pessoas que conseguem economizar por um período, mas de repente começam a ‘se coçar’ para usar o dinheiro que está ali dando sopa, seja para pagar dívidas ou comprar qualquer outra coisa. Não faça isso! Controle-se, foco!

 

5 – Tenha uma reserva financeira

Uma parte bastante importante disso tudo é você continuar separando um dinheiro para a sua reserva financeira. A viagem não pode atrapalhar outros planos, e até mesmo para a própria viagem, é importante que você esteja preparado para possíveis imprevistos. Assim, em seu orçamento, na sua planilha financeira, crie um valor mensal para ‘reserva’, e respeite tanto quanto os outros desejos e objetivos.

 

6 – Detalhe todas as informações de custo da viagem

Saiba quanto vai custar cada detalhe da sua viagem. O hotel, a passagem, as comidas, os passeios, as compras, o transporte… Pesquise, pesquise, pesquise e pesquise. Muito! Quando calcular que vai gastar R$ 50,00 por dia com alimentação, indique na sua planilha que será um pouco a mais do que isso, e assim você poderá ter tranquilidade com o que esta planejando.

 

7 – Prepare refeições em casa (e deixe de jantar fora)

Durante o período de economia, procure eliminar ao máximo as refeições fora de casa, seja almoço ou jantar. Não tem comparação o custo de um e outro. Além disso, se você não souber cozinhar, será uma ótima oportunidade para aprender várias coisas novas.

 

Uma forma de você se estimular a isso é pensar que cada jantar fora tem um custo parecido com o de um da sua viagem dos sonhos.

 

8 – Arrume um trabalho extra

Atualmente existem várias formas de levantar um dinheirinho extra, e em redes sociais você encontra muita gente procurando outras pessoas dispostas a realizar serviços pontuais e temporários.

 

Você tem alguma profissão secundária, algum conhecimento que não é sua renda principal? Seu trabalho extra pode estar aí! E o dinheiro que levantar com isso vai direto para o fundo de reserva da viagem!

 

O sacrifício vai valer a pena depois de alguns meses! Além disso, nunca se sabe o que os contatos e relacionamentos deste trabalho extra podem trazer para a sua vida. Dizem que a vida gosta mais de quem se solta e se joga.

 

9 – Compre coisas de segunda mão (incluindo roupa)

Quantas vezes você já viu alguma amiga ou amigo com uma roupa que achou bonita e pergunto de onde era, e a pessoa respondeu que era de uma marca desconhecida? Quando você compra uma roupa nova, uma das coisas que esta inclusa no preço é a marca. Marcas mais conhecidas cobram mais caro pela mesma peça que você encontra em uma loja de roupa desconhecida.

 

Além disso, ao procurar, pesquisar e se informar, você vai descobrir que existem, sim, roupas da mesma qualidade de grandes marcas, por preços mais em conta. E vem cá, não é o preço da roupa que torna você melhor ou pior, não é?

 

10 – Evite o álcool nas saídas noturnas

Uma das coisas mais caras (senão a mais cara) quando você sai para jantar ou para um bar com amigos, é a bebida alcoólica. Duas latas de cerveja ou uma dose de alguma outra bebida acabam fazendo com que o preço de um jantar aumente entre 20 e 30%.

 

Agora, imagine se você, ao longo do ano, sai para confraternizar 1 vez por mês, faça os cálculos de quanto deixará de gastar se não beber. Deixe para uma garrafa de vinho em casa, sai muito mais em conta!

 

11 – Adote um estilo de vida saudável… a pé (reduza ou elimine o uso do carro)

Aproveite que você quer economizar, deixe o carro em casa, economize com a gasolina, troca de óleo e desgaste do carro. Ou então, venda o carro. É uma boa forma de começar a andar mais pela cidade, viver mais o ambiente por onde você circula, e economizar ‘um carro de dinheiro’.

 

Quem faz a troca garante que não se arrepende.

 

12 – Economizar com academia ou coisas do tipo

Você está treinando em alguma academia, ou fazendo algum tipo de aula? Repense se não conseguiria substituir por algo gratuito. Uma corrida no parque ao final da tarde, um passeio de bicicleta, exercícios em casa sem precisar usar equipamentos de academia… É uma forma interessante e simples de economizar um valor considerável ao longo de 1 ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *