TABELA DE VALIDADE DE VISTOS PARA BRASILEIROS

98Todo cidadão brasileiro que pretende viajar para outro país, via de regra,necessita de um visto para pisar e permanecer por determinado tempo, em um território estrangeiro.

 

Quem concede este documento são as Representações Consulares do Brasil no exterior.  Se você nunca foi para fora do país e não sabe como proceder, saiba que para fazer o pedido do visto, é preciso seguir alguns trâmites e normas.

 

Elas implicam desde o preenchimento de um formulário, até o documento de viagem válido, Certificado Internacional de Imunização em alguns casos, entre outros.

 

Quem já possui o documento e está planejando uma viagem internacional, deve se atentar se o visto é válido para o país de destino, bem como se ele se encontra dentro do prazo de validade.

 

Você sabe qual a tabela de validade de vistos para brasileiros? É o que veremos a seguir, acompanhe.

 

Validade de vistos: qual o prazo?

De acordo com o site da Polícia Federal:

 

“O prazo de validade do visto é aquele ao longo do qual o visto poderá ser utilizado para entrada no país”.

 

Sendo assim, ele pode ser de duas naturezas:

 

Visto de visita​: vale por um ano e permite várias entradas no país, durante 12 meses.

 

Ainda segundo a Polícia Federal:

 

“Quando houver reciprocidade de tratamento o visto poderá ter prazo de validade de até 10 (dez) anos.”

 

(Fonte: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/duvidas-frequentes/qual-o-prazo-para-usar-o-visto).

 

Visto temporário​: tem concessão de até um ano, e enquanto válido, também permite entradas ilimitadas.

 

Há uma observação importante em relação a tabela de validade de vistos para brasileiros. A validade do visto, não deve se confundir por exemplo, com o prazo de autorização de residência concedido no momento do registro.

 

Em síntese, vistos temporários, de acordo com a PF, sempre tem “o prazo de um ano, devendo a PF estabelecer o prazo de residência conforme cada hipótese legal”.

 

Vale dizer que, em países como os Estados Unidos, por exemplo, a validade do visto vai depender do agente que entrevistar o solicitante.

 

Além disso, é importante lembrarmos que há países em que o visto não é necessário, dependendo do tempo em que o viajante for permanecer.

 

Na Argentina, por exemplo, ele é dispensado caso você fique até 90 dias. Bolívia e Aruba também dispensam o documento, caso a estadia seja de até 30 dias.

 

Se você pretende viajar, não se esqueça de realizar a cotação de sua moeda estrangeira com antecedência. Para isso, conte com a Advanced Corretora e garanta as melhores taxas! Saiba mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *